
Notícias
INICIAL - NOTÍCIAS
Pesquisar
Legislativo aprova abertura de créditos adicionais que somam R$ 10,7 milhões

Nesta terça-feira, dia 27 de setembro, os vereadores de Arroio do Meio se reuniram em sessão extraordinária, não remunerada. O encontro foi realizado às 12h45. A presidência da casa legislativa arroio-meense é do vereador Marcelo Schneider (MDB). O vereador suplente Fernando Kuhn (MDB) não se fez presente.
Na ordem do dia esteve o projeto 082, de autoria do Poder Executivo Municipal. A matéria autoriza a Administração a abrir créditos adicionais no valor de R$ 10.740.000,00. Conforme a mensagem justificativa, a abertura do crédito justifica-se para aplicação dos recursos advindos de emenda parlamentar através de convênio com a Caixa Federal para a pavimentação de diversas ruas, sendo necessário neste caso também a utilização de recursos próprios como contrapartida. As suplementações de dotações cujos valores orçados originalmente não suprem a demanda, citando como exemplo o recolhimento do lixo, o pagamento dos juros da operação de crédito junto à Caixa Federal - Finisa, as despesas para o pagamento dos serviços médicos e hospitalares na Saúde, o pagamento dos subsídios para os agricultores, a compra de combustíveis, e em especial o repasse de valores para as Apaeceis, a realização de calçamento e pavimentação de ruas e a compra de uma nova ambulância para substituir aquela que teve sinistro e o seguro deu como perda total.
Durante a discussão, o vereador Nelson Paulo Backes (PDT) analisou o fato de o projeto conter algumas questões urgentes e outras, nem tanto. Entre as urgentes, a aquisição de uma nova ambulância, que tem prazos para tal. Também tinha a preocupação pelo fato de a suplementação ser proveniente de recursos extraordinários e se estes já estavam em caixa. Ao conferir o setor competente, conseguiu esclarecer que os recursos já estão nos cofres do município.
O legislador Marcelo Schneider (MDB) gostaria de que tivesse alguém da Administração presente para poder esclarecer melhor os números que o projeto traz. Lembrou que isso era prática comum ao longo da última Administração municipal. Paulo Heck, do mesmo partido, endossou as colocações do colega, pedindo, para numa próxima, algum profissional para explicar melhor. O vereador da situação, Roque Haas, o Rocha (Progressistas) concordou com os oposicionistas, vendo a necessidade de uma explanação sobre os números em uma próxima oportunidade.
A próxima sessão ordinária esta agendada para o dia 5 de outubro, às 18h30.